domingo, 20 de março de 2016

Resenha Literária: Entre Elas de Paloma Lacerda





Entre Elas é o primeiro livro da escritora Paloma Lacerda, o romance de ficção tem como personagens uma professora universitária, uma cantora de barzinho, uma artista plástica, uma jornalista e uma freira, todas terão suas vidas reviradas ao se apaixonarem (sim, até a freira).

Cada uma dessas personagens carrega em si histórias de amor, não tão bem resolvida, como é o caso de Adriana (professora universitária) que viveu um amor antigo com Verônica, a filha de Jurema (Verônica) vem de uma família conservadora que não aceitaria de forma alguma uma filha homossexual. Entretanto as duas enfrentam as dificuldades e mantém o namoro em segredo.
Até que um dia Paulo (irmão de Verônica) encontra as duas aos os beijos e carinhos, ele ameaça tornar pública a homossexualidade da irmã, mas apresenta-lhe uma proposta para que tal “escândalo” não se espalhe, é inacreditável, uma chantagem que mudará a vida de Adriana.

Manoela eu considero como a personagem mais interessante da história, é uma cantora de barzinho e aluna da universidade na qual Adriana dá aula, após a professora Júlia sair de licença maternidade Adriana assume o cargo temporariamente, Manoela se encanta pela professora, e acaba se apaixonando, procura sempre interagir nas aulas para que a professora também preste atenção nela, essa descoberta de um novo desejo sexual para ela foi assustador, por que até então era heterossexual e tinha acabado de iniciar um namoro com Vinícius.

Vinícius "o filho do pecado" apelidei-o assim de forma carinhosa, por ser um garoto que nasceu de uma gravidez completamente indesejada. Ele se apaixona verdadeiramente aos 26 anos por Manoela e a relação entre Manoela, Adriana e Vinicius é a "alma" deste livro, a vida desses três personagens certamente é a história mais chamativa, mais apreensiva a qual nos surpreendemos a cada capítulo.

Entre Elas foi o primeiro livro de romance contemporâneo que li, e justamente um romance lésbico, a princípio quando recebi o presente da autora só sabia que se tratava de um romance, não imaginava que toda história é composta por mulheres homossexuais.

Pra mim isso não foi uma barreira, muito pelo contrário, fez-me despertar um interesse maior pela história, pelo fato de ser um gênero que nunca havia lido, nem ao menos fazia ideia de que existissem livros que envolvesse a sexualidade feminina. Aliás em 2 dias terminei a leitura e sinceramente me agradou muito o enredo, a clareza dos detalhes das expressões de cada personagem, cria-se a ideia de que a história poderia ser uma novela ou uma minissérie.

Entre Elas fala sobre a dificuldade nas relações amorosas, ciúmes e a barreira imposta da sociedade em relação ao homossexualismo. Como é o caso de Verônica citada na introdução, e também da personagem Sarah (escritora e pintora) que saiu de casa por não aguentar os comentários preconceituosos de sua própria irmã.
Acredito que a Paloma veio para deixar claro à sociedade de que isso está presente no nosso cotidiano, principalmente o preconceito que cada casal sofre, inclusive dentro de suas próprias famílias. O livro também mostra a sutileza e a beleza do amor que está presente em cada casal.
 Ah... o amor, é ele o responsável por toda loucura misturada com coragem de cada personagem para ficar perto da amada.

Além da incrível história digna de uma minissérie, no livro há diversas referências musicais como canções de Chico Buarque, Gonzaguinha, Raul Seixas e etc. Um livro muito bem escrito, dividido em 10 capítulos que se encerra com um pedido de casamento aos embalos de Isabella Tavianni. Sem mais detalhes. Somente quem se propor a ler, viajará nessa história. 

Essa é minha análise sobre o livro Entre Elas de Paloma Lacerda, para compra do livro na plataforma digital é só acessar o site http://palomaplacerda.wix.com/entreelas











Nenhum comentário:

Postar um comentário