terça-feira, 6 de setembro de 2016

Uma Série de Trindade

Olá, nesse terceiro artigo de Uma Série de Poesia, falarei sobre  Gravata Colorida de Solano Trindade, o poema é uma crítica ao padrão de beleza, padrões de roupas que estão impostos para nós. Solano ironiza o fato da sociedade viver de aparência.







GRAVATA COLORIDA



Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos
para minha amada
pros meus amigos
e pros meus vizinhos
quando eu tiver
livros para ler
então eu comprarei
uma gravata colorida
larga
bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando
a minha gravata colorida
a todos os que gostam
de gente engravatada...


Solano critica o modo que a sociedade vê com "outros olhos" o homem engravatado, mas também há uma dura critica as pessoas que tentam parecer o que não são. Ou seja, aqueles que são manipulados pela propaganda, desejando ter aquilo não precisa, formando assim uma pessoa sem o senso crítico para discernir o que é ou não favorável a ela.
Esse poema fala por si, Solano Trindade era um poeta popular, esse poema lembra um outro poema do próprio Trindade, intitulado de F.da.P, em que ele também critica esse modo de ser quem você não é, e falar apenas as coisas que agradam a todos.
Leia Solano Trindade!

Tu é o que é
Ou só o que cê tenta ser?
Tu é o que é eles são
Ou nunca conseguiu entender?
Tu é o que eles querem
Tu é o que eles escolhem
Tu é sem querer
E não adianta buscar resposta se tu não tem os porquê

Marechal - Viagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário